terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa do Mundo sem Galvão: as vantagens de se ter uma BBC

Amo futebol, mas amo muitas outras coisas! Mesmo com muita vontade de acompanhar a copa de ponta a ponta, seria torturante pra mim assistir 3 partidas - 300 minutos - por dia (nessa primeira fase). Entretanto, a bbc resolveu o problema pra mim:

Estou nesse momento a assistir italia e Paraguai em casa. O jogo é transmitido pela BBC. Muitas diferenças tornam a experiência deveras distintas da que eu tinha até então.
Uma das coisas mais interessantes da TV na Inglaterra é a interatividade. As principais redes (bbc, ITV, 4 e Channel 5) disponibilizam conteúdos que podem ser acessados através de botøes que os controles remotos aqui possuem (mesmo as tv's antigas - a nossa é uma de tubo - ainda nao entramos pro universo da High Definition). Nessa programação paralela se pode acessar a qualquer momento, p.ex., um boletim com as principais notícias do dia, a previsão do tempo (mão na roda pra Pérola, viciada que é em um forecast), comentários de Política, Cultura etc.
No caso da Copa do mundo, meu grande problema está definitivamente resolvido: dá pra acessar diariamente os melhores momentos de qualquer um dos 3 ultimos jogos! E o melhor é que não se trata de mero resuminho de 2 minutos - de modo geral possuem cerca de 10-12 minutos*, o que garante um mínimo de informação com relação aos jogos.
(*obviamente alguns jogos sao tao monótonos que o editor tem que fazer milagre pra encontrar 4 minutos de bons momentos).
E não pára por aí: assistindo ao jogo, pode-se escolher 3 opçøes de áudio: narração, comentaristas, ou o som ambiente.
(aí eu lembrei que, quando do jogo da Inglaterra, ''cala boca, Galvão'' foi a frase mais postada mundialmente no Twitter)... Se houvesse no Brasil essa opcão, provavelmente o Galvão já estaria desempregado há algum tempo :-)

3 comentários:

Unknown disse...

Me mata a curiosidade... tudo pára aí pra ver a seleção Inglesa??? Suponho que não... Aqui me sinto um ET continuando a minha vida normalmente enquanto TODOS param para ver a copa! Mas, não me conformo do futebol comandar o meu dia! hehe
beijos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André disse...

Oi Camila!!!!

Então, o inglês é meio esquisito com relação a isso. Acho que ele já está acostumado a acompanhar o mundo e a vida pelos tablóides - ou, na melhor das hipóteses, pelo Botão Vermelho.

Mas não rola o absurdo daí, de até as instituições financeiras (como pode?) fecharem as portas para assistirem o jogo. Não Não. Aqui se passa muito longe disso.

Ou Talvez tenha a ver com o fato de nosso nacionalismo brazuca, pressupondo que isso exista, seja bem mais capenga do que se existe por aqui. Aí, canaliza-se para o que tem, sei lá (e imagino como é que deve está dessa vez por aí, tendo-se um presidente futeboleiro engajado. Vich!)

Beijão aí!!!

P.S. Detalhe interessante: eles tem uma obsessão pelo futebol brasileiro, coitados! Tipo, tem loja em que se vê mais camisas da seleção brasileira pra vender do que da Inglaterra ou dos clubes locais. Louco, não?