domingo, 25 de abril de 2010

Li em algum lugar que um Blog apenas se consolida depois de possuir um mínimo de 20 posts, com os mesmos mantendo certa qualidade e freqüência. Não consegui nem um nem outro por enquanto, mas eis-me aqui. 
Essa semana recebi por e-mail um post de um ex-camarada de FFLCH, o Thomas - e fiquei bastante contente de saber qual tinha sido seu paradeiro (ao que  tudo indica, um paradeiro feliz). Contudo, as críticas que fiz ao seu post sobre o Serra é a mesma que tenho contra o tipo de anti-propaganda que os Conservatives estão a exercer nos ares ingleses. 
Sinceramente, acho a  máscara da isenção, tão pregada por Benedetto Croce e outros teóricos do Método Crítico, um atributo bonito e necessário. 
Isenção, óbvio, é impossível, e sequer sou dela militante. Sou, sim, militante da necessidade de se  mascarar toda e qualquer impressão de agressividade, gratuita ou não (Professor Renato Janine que me perdoe, mas aquele seu texto sobre os agressores do menino João Hélio foi imperdoável). 
A máscara da isenção não precisa ser de primeira categoria, e nem precisa ajustar-se anatomicamente ao rosto de quem a usa. Mas que o crítico deve vesti-la, ou tê-la sempre perto de si, isso tem. 
E, creio, seja só por isso que ainda conseguimos, muito de nós, continuar a ler a Folha de vez em quando, e seja impossível de sequer pensar em folhear a Veja até a metade.

Com vocês,  alguns dos outdoors que encontramos pelas ruas na Inglaterra -  Baseados em verdades, sendo, contudo, a maioria deles falaciosos, conforme comentaremos mais adiante num futuro post, ou através da página de comentários.
Um abraço a todos!!!

(P.S. Mas vamos falar a verdade: imagine os pôsteres fantásticos que poderiam ser feitos com o alguns dos nossos políticos tupiniquins?)






12 comentários:

Edinaldo Leivas disse...

Sinistro!

Unknown disse...

Talvez agrande diferença entre a política européia e a brasileira esteja na clareza. Pelo jeito, aí, está muito transparente... sabe-se com mais certeza de que lado estão as pessoas. Aqui não dá pra saber isso, as posições são bem mais obscuras...

Thomas Henrique de Toledo Stella disse...

Grande André!!!
Fiquei muito honrado com seu comentário sobre o texto, estou muito feliz de saber que está bem. Seja sempre muito bem vindo. Aproveitei e inclui seu blog entre meus links!
Saudades da nossa FFLCH, aquela loucura era muito divertida (rsrs). Sinta-se sempre à vontade pra elogiar ou criticar qualquer artigo que eu postar. Afinal, é na crítica que crescemos. Mas neste ano de eleições já adianto que não consigo ser neutro (rs). Ainda mais com o risco desses tucanos voltarem. Me conta qualquer hora dos comentários que o pessoal tem feito ao texto... rsrs...
Abração, véio!!! Prazer em "revê-lo"!

Unknown disse...

E estou pedindo a Deus direcao em quem votar...6 de Maio ta bem perto agora! um abraco Andreia Dilea

Pano é tudo! disse...

Muito bom!
vou aproveitar sua disposiçao para escrever e ensinar para ver se eu estudo um pouco por aqui...
beijao cu!!!

André disse...

Oi Camila, que honra receber sua visita!

Meu, sua leitura está perfeita - por sinal, meu próximo post é sobre isso.
E não é só a política que possui tal transparência: as pessoas também parecem o ser com suas posturas políticas - ainda que no trato interpessoal para com os não-íntimos elas vistam máscaras como eu jamais pude imaginar na maior das minhas alucinações.
Abração pra você, e continue a privilegiar esse humilde espaço!

André disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André disse...

Grande Thomas!
Estava um pouco temeroso sobre como Vossa Senhoria receberia as críticas, mas percebo que o senhor mantém-se um fantástico indivíduo de sorriso fácil e ouvidos abertos. Fico feliz por isso - pessoas assim não possuem outro destino que não o sucesso.

A FFLCH é de arrebentar-nos de saudades sim, principalmente no tocante à divesão que conseguíamos extrair mesmo da aridez que sazonalmente ocorria ao longo dos dias "passing by" - e continuemos tentando fazê-lo aqui na vida real.
Abraço!

André disse...

Olá Andréia!
Bem, estamos no 9 de maio - e fiquei curioso de saber como você reagiu aos outcomes das eleições. E fico feliz de saber que dessa vez (principalmente pra vocês que moram aqui a tantos anos) fica mais claro que as responsabilidades políticas como cidadãos não teminaram com as eleições, ainda mais para a Senhora que, queira ou não, mais ou menos consciente disso, é uma formadora de opinião para muitos.

Bom te ver por aqui!
Um abração pra você, pro Fernando e para o Baby que está chegando!

André disse...

Fala Indra!
Valeu a visita.. e ando visitando seu Blog... Vc vai longe, hein?
Beijão, cu!

Unknown disse...

Oi André,

Vi que você passou pelo blog do Thomas, legal, isso significa que você lê os emails que eu mando. Mas, tenho que dizer que discordo de você. Estou com o Thomas e nao abro, ainda mais em época de eleicao.
Beijo de nós três pra vocês três :-)

Gi

André disse...

Olá Gi - Vc é mais que bem-vinda para concordar e discordar!!!

É que vc sabe: sempre fui - ou quis ser - prático e fisiológico, e agora convivendo com o British way of being a coisa vai piorar, hehe!
Pra mim, os resultados são mais importantes do que o externalizar da opinião pessoal que na alma enseja - seja a opinião digna ou não. Discursivamente, sou cada vez mais platônico (a não ser que vc ache que Platäo possuia de fato aquela humildade fingida, hehehe!!!

Abraço!